Internacional Titulo
Arábia Saudita apóia criaçao de Estado palestino independente
Do Diário do Grande ABC
31/07/2000 | 14:54
Compartilhar notícia


   A Arábia Saudita apóia a criaçao de um Estado palestino independente com capital em Jerusalém, disse o governo saudita reunido nesta segunda-feira em Jidá (oeste do país).

  O reino 'acredita que os esforços dos negociadores façam com que o povo palestino recupere todos os seus direitos nacionais legítimos, inclusive o de criar um Estado independente tendo Jerusalém como capital', declarou o ministro saudita, Fuad Ben Abdel Salam al Faressi, após a reuniao semanal do gabinete presidido pelo rei Fahd.

  'A Arábia Saudita acompanha com interesse o desenvolvimento da reuniao de Camp David (...) que confirmou que Jerusalém é uma das peças-chave do conflito no Oriente Médio.'

  O país considera que as resoluçoes 242 e 338 do Conselho de Segurança da ONU, que estipulam a retirada israelense dos territórios ocupados em 1967, também se referem ao setor oriental de Jerusalém.

  Faressi disse que o rei Fahd garantiu no domingo ao presidente palestino, Yasser Arafat, 'o apoio do reino à causa palestina'. Arafat iniciou no domingo na Arábia Saudita uma viagem pelos países árabes para conseguir o apoio às posiçoes palestinas nas futuras negociaçoes com Israel.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;