Economia Titulo
Desvalorizaçao do real atinge indústria de laticínios do Uruguai
Do Diário do Grande ABC
28/01/1999 | 15:32
Compartilhar notícia


A desvalorizaçao do real atingiu em cheio a Conaprole, principal exportadora de laticínios do Uruguai, que prevê uma forte queda da atividade e de supressao de pessoal a partir de fevereiro, informaram hoje fontes empresariais.

Com a prevista queda das exportaçoes, que segundo os últimos dados superaram os 90 milhoes de dólares, 70% do total das vendas ao exterior da empresam, a Conaprole deverá reduzir seu pessoal de 2.300 a 1.800 empregados.

Desde o começo da crise brasileira, no dia 6 deste mês, o real foi desvalorizado em 40%, e fez cair a competitividade dos produtos uruguaios na regiao. A Conaprole nao divulgou sua estimativa sobre a perda das vendas, mas porta-vozes empresariais disseram que a queda será muito forte.

Os dirigentes da empresa, que planejavam construir uma fábrica processadora em território brasileiro em 1999, estavam reunidos esta quinta-feira com o presidente Julio Sanguinetti para informar sobre a grave crise da indústria láctea e pedir medidas para contornar a situaçao.

A Associaçao de Funcionários da Conaprole avaliará o assunto nesta mesma quinta-feira em assembléia, mas porta-vozes sindicais adiantaram que lutarao contra a supressao de empregos e a negativa da empresa de cumprir um prometido ajuste de salários a partir de primeiro de fevereiro. O sindicato analisará propostas de medidas de paralisaçao de atividades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;