Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 8 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

China: razões para aliança Aukus São "extremamente irresponsáveis"



16/09/2021 | 13:08


Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian afirmou que as razões para a aliança entre Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, anunciada nesta quarta, 15, são "extremamente irresponsáveis".

"As exportações de tecnologia submarina nuclear altamente sensível para a Austrália, pelos EUA e Reino Unido, provam mais uma vez que eles estão usando exportações nucleares como uma ferramenta para um jogo geopolítico e adotando padrões duplos", firmou Zhao, em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 16.

O novo acordo de cooperação foi batizado de Aukus, um acronônimo com o nome dos três participantes. Zhao afirmou que o trato entre os países minou "seriamente" a paz e a estabilidade regional, "intensificando a corrida armamentista e minando os esforços internacionais pela não proliferação de armas".

O porta-voz pontuou que a Austrália é um estado sem armas nucleares, sob o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (NPT, na sigla em inglês), conhecido como Tratado de Rarotonga. Zhao disse ainda que, com a Austrália introduzindo tecnologia submarina nuclear "de valor estratégico e militar", a comunidade internacional, em especial os vizinhos do país australiano, tem "todos os motivos" para questionar se Camberra "leva a sério" seus compromissos de não proliferação nuclear.

"A China vai prestar muita atenção ao desenvolvimento dessa situação relevante", complementou Zhao.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;