Internacional Titulo
Banzer vai expor no Rio a experiência boliviana antidrogas
Do Diário do Grande ABC
26/06/1999 | 16:12
Compartilhar notícia


Com o objetivo de conseguir apoio internacional, a Bolívia vai expor durante a cúpula da América Latina e Caribe-Uniao Européia, que reunirá a partir de segunda-feira no Rio de Janeiro 48 naçoes, as experiências de suas lutas antidrogas, empreendida com sucesso há dez anos.

O presidente boliviano, Hugo Banzer, que neste sábado saiu de viagem ao Rio, disse que terá ``o privilégio de representar a América Latina e Caribe para expor as políticas de luta contra o narcotráfico e o desenvolvimento alternativo.

A Bolívia, terceiro maior produtor mundial de folhas de coca, a matéria-prima para a fabricaçao da cocaína, produziu em 1998 um total de 150 toneladas métricas do alcalóide, atrás do Peru e Colômbia.

``O encargo que me foi dado pelos mandatários de nossa regiao para que os represente nesta oportunidade é o fruto das conquistas que conseguimos obter na luta contra as drogas', afirmou o septuagenário presidente boliviano, cujo governo se empenha, desde agosto de 1997, numa severa luta antidrogas.

Nos últimos 22 meses, a Bolívia, em cuja regiao central do Chapare ainda sao cultivados 26.000 hectares de coca, já destruiu mais de 20.000 hectares desse cultivo desde o começo atual década.

Disposto a tirar a Bolívia do circuito internacional do narcotráfico antes do no 2002, Banzer quer financiar um milionário plano antidrogas extra-oficiais que gira ao redor de US$ 900 milhoes.

Estimativas extra-oficiais afirmam que o narcotráfico, ainda que um pouco debilitado, ainda gira mais de um bilhao de dólares na frágil economia boliviana, cujo Produto Interno Bruto é de US$ 7,6 bilhoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;