Economia Titulo
Brasil quer aproximar membros do G-20 e Grupo de Cairns
Do Diário OnLine
Com Agências
17/02/2004 | 20:10
Compartilhar notícia


O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participará, na próxima semana, em Costa Rica, de um encontro entre representantes do G-20 (grupo formado por países em desenvolvimento — que visam uma maior liberalização do comércio agrícola) e o Grupo Cairns (formado por países exportadores de produtos agrícolas — como os Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia).

O objetivo do Brasil na reunião é aproximar os dois grupos. "Os interesses entre os dois grupos são muito convergentes e tentaremos uma aproximação visando às negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) para a abertura do mercado de produtos agrícolas", afirmou o ministro, acrescentando que as discussões em Genebra mostraram que o papel do G-20 ganhou importância.

Apesar da reunião de Costa Rica ser importante para as negociações brasileiras, Rodrigues afirmou que ela não será determinante para a abertura comercial. Segundo ele, o encontro marcará o início das discussões que serão debatidas na OMC. Além disso, o ministro afirmou que o acordo fechado entre a Austrália e os Estados Unidos, recentemente, poderá dificultar as negociações. "O que nos ouviremos da Austrália na reunião da Costa Rica é muito importante para o futuro do grupo. Daí o meu interesse em trabalhar pela aproximação”, afirmou Rodrigues. A Austrália é um dos países líderes do Cairns.

O ministro da Agricultura acredita que acordos bilaterais entre o Mercosul e a União Européia podem resultar em mudanças na OMC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;