Política Titulo
PT de Santo André caminha para a maior coligação de sua história
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
29/03/2008 | 08:16
Compartilhar notícia


O PT de Santo André oficializou sexta-feira o apoio de três partidos – PHS, PSL e PRB – à pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Vanderlei Siraque. A adesão das siglas coloca o prefeiturável em situação confortável, uma vez que a coligação em torno do nome dele, a qual conta também com PSB, caminha para ser a maior da história do PT no município.

A idéia, adianta Tiago Nogueira, presidente da sigla, é chegar ao menos a uma dezena de apoios, superando a marca de 2000, quando o PT reuniu em torno da reeleição de Celso Daniel (assassinado no início de 2002) seis forças: PMDB, PDT, PHS, PCdoB, PMN e PV. Na eleição passada, em 2004, o prefeito João Avamileno garantiu a reeleição com três partidos na coligação: PV, PCdoB e PCB.

Empolgados com a possibilidade de formar uma ampla aliança, petistas já começam a sugerir uma possível vitória de Siraque ainda no primeiro turno. “Não dá para prever se a eleição será mais fácil, mas iremos para a rua com mais gente e mais fortes. Se eu fosse os adversários, começaria a me preocupar”, cutucou Tiago.

O fato de o PMDB – apesar de integrar a frente de partidos governistas com PHS, PSL e PRB – ter optado por não se engajar na campanha petista foi minimizado por Siraque. “Não estou preocupado com as ausências, e sim interessado nas presenças. Estes apoios são resultados da minha postura na Câmara e na Assembléia Legislativa. Essa adesão será recompensada com o orgulho que vocês terão do próximo prefeito.”

O prefeiturável afirmou que irá para o embate com os adversários “sem críticas pessoais, comparando a cidade antes e depois das gestões petistas”.

Frente - Hamilton Cabral, presidente do PRB, justificou o apoio a Siraque à “transparência” a qual “sempre norteou os mandatos” do deputado. “Derrotaremos essa direita reacionária, sem propostas, cujo objetivo é apenas tirar o PT do poder.”

“O Siraque é a melhor opção à cidade. Trata-se de um político que objetiva o bem comum. Nosso alinhamento é em função de questões ideológicas”, lembrou José Evangelista, dirigente do PSL.

Pelo PHS, Levi Araújo, o Pastor Levi, afirmou que o PT melhorou o município. “Falo enquanto cidadão e quadro técnico (trabalhou no projeto Santo André Cidade Futuro).”

Ele voltou a citar que o objetivo do grupo é “ser protagonista do processo eleitoral antes, durante e depois”, participando das decisões envolvendo a candidatura e um possível futuro governo petista.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;