Economia Titulo
Encontro comemora 55 anos do modelo
Do Diário do Grande ABC
13/08/2011 | 08:51
Compartilhar notícia


Em 5 de setembro de 1956, era lançado em São Paulo o primeiro carro fabricado em série no Brasil, o Romi-Isetta, produzido pela Indústrias Romi S.A., empresa brasileira que hoje atua no setor de máquinas-ferramenta e máquinas para processamento de plásticos.

Para marcar o acontecimento histórico, a Fundação Romi está organizando o 3º Encontro Nacional de Romi-Isettas, que será realizado no dia 3 de setembro, a partir das 9h, em Santa Bárbara d'Oeste e terá a presença de colecionadores e exemplares do Romi-Isetta.

O 1º Encontro foi realizado em 2006, no aniversário de 50 anos do carro, com 36 automóveis participantes. No ano passado, em razão das comemorações de 80 anos das Indústrias Romi, foi realizado o 2º Encontro, com 27 Isettas. Para o 3º Encontro, a expectativa é levar 55 carros em alusão aos 55 anos do lançamento no Brasil.

HISTÓRIA - O Romi-Isetta foi o primeiro carro fabricado em série no Brasil, produzido de 1956 a 1961 pelas Indústrias Romi S.A., fundada em 1930 por Américo Emílio Romi e Carlos Chiti.

A Romi buscou na Itália o projeto do Iso Isetta, desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggi para a fábrica de motocicletas Iso s.p.a, de Milão.

Em 5 de setembro de 1956, foi oficialmente lançado o Romi-Isetta, com desfile dos primeiros 12 carros pelas principais ruas de São Paulo. Foram produzidas cerca de 3.000 unidades no Brasil.

O Romi-Isetta incorporou conceitos tecnológicos de aviação e aerodinâmica muito avançados e possui características marcantes, como a porta frontal única, motor transversal e dimensões extremamente compactas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;