Cultura & Lazer Titulo
Jazz sinfônica recebe o trombonista Bocato
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
10/04/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O trombonista, compositor e arranjador são-bernardense Bocato se apresenta pela primeira vez com a Orquestra Jazz Sinfônica, hoje, às 21h, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Os ingressos custam R$ 30.

 Sempre disposto a encarar desafios e explorar sonoridades, o artista compôs cinco temas especialmente para o concerto, que serão apresentados na segunda parte do espetáculo. Na primeira parte, a Jazz Sinfônica, sob regência de Fábio Prado, interpretará obras de compositores como Cyro Pereira (Baião da Suíte Brasiliana nº 1 e Sacabuxas) e Nelson Ayres (Olé).

 De acordo com Bocato, as composições apresentam referências a diversos estilos, mas não se encaixam em nenhum rótulo. “Tem umas coisas inspiradas na bossa nova, mas todas têm uma linguagem própria e arranjos meus que são bem característicos”, explica o instrumentista.

TRAJETÓRIA

 Considerado pela crítica especializada como um dos melhores trombonistas do País, Bocato despontou no cenário musical em 1979, quando acompanhou o performático compositor e pianista Arrigo Barnabé no festival universitário promovido pela TV Cultura. Em 1982, fundou em São Bernardo a banda de jazz-rock Metalurgia, que, apesar de ter gravado apenas um disco, se destacou como uma das melhores de sua geração.

 “Eu gosto de mostrar o disco do Metalurgia para os mais jovens, porque eles precisam saber o que foi essa banda”, comenta Bocato, que já teve seu talento requisitado por estrelas do primeiro time da MPB, como Roberto Carlos, Elis Regina e Rita Lee.

 Depois de 40 anos de carreira, ele ainda fala sobre sua profissão com a mesma intensidade que tinha nos anos 1960, quando era apenas uma criança impressionada com os trombonistas das fanfarras de sua cidade natal. “O mais legal da música é que ela nos dá prazer e não é apenas um trabalho. Às vezes, posso ficar oito horas tocando e nem percebo”, afirma.

Bocato e Orquestra Jazz Sinfônica – Show. Hoje, às 21h. No Memorial da América Latina (Auditório Simon Bolívar) – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664. Tel.: 3823-4600. Ingr.: R$ 30.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;