Internacional Titulo
Imigrantes marcham até a Casa Branca para pedir reforma
Da AFP
19/06/2007 | 19:39
Compartilhar notícia


Empurrando carrinhos de bebê vazios simbolizando a separação de famílias, cerca de 2 mil pessoas, a maioria imigrantes, fizeram uma passeata nesta terça-feira até a Casa Branca para pedir uma reforma migratória e o fim das batidas e deportações de ilegais.

Sob um sol abrasador e temperaturas de mais de 35 graus centígrados, os manifestantes caminharam levando cartazes com mensagens como “Somos a América. Reforma Migratória Ampla agora”, enquanto as crianças usavam camisetas onde se lia “somos todos filhos de Deus”.

Um após o outro, vários imigrantes falaram nos microfones instalados em frente à Casa Branca contando suas histórias e descrevendo as conseqüências familiares das operações da polícia federal.

A jornada começou mais cedo com missa em uma Igreja Metodista Africana, à qual compareceu o senador democrata Edward Kennedy, um dos principais defensores do projeto de reforma migratória no Senado. “Este é um tema que envolve todas as religiões, é sobre fé e sobre quem somos”, disse Kennedy às 1,5 mil pessoas que o aplaudiram de pé.

O projeto de reforma que corre no Senado prevê a criação de um sistema de regularização para imigrantes ilegais baseado em méritos, além do pagamento de altas multas e o aprendizado obrigatório da língua inglesa. Também cria um programa de permissões temporárias para trabalhadores imigrantes. O Senado deve retomar o debate do projeto nesta sexta-feira.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;