Internacional Titulo
Juiz diz que a Espanha é um país racista
Do Diário do Grande ABC
07/07/2000 | 16:45
Compartilhar notícia


A Espanha ``é um país racista e cada vez demonstra mais isso', pois as atitudes xenófobas de desprezo e ódio ao diferente ``tendem a crescer', afirmou o juiz da Audiência Nacional Baltasar Garzón ao encerrar nesta sexta-feira um curso de verao sobre Direitos Humanos.

Organizado pela Universidade Complutense, o curso foi realizado durante toda a semana em San Lorenzo de El Escorial, periferia de Madri, com a participaçao de 20 palestrantes, entre eles o Prêmio Nobel de Literatura José Saramago e a Prêmio Nobel da Paz Rigoberta Menchú, entre outras personalidades.

No encerramento do curso, Garzón falou sobre ``o fenônemo da imigraçao na Europa e sua influência no âmbito dos direitos humanos'.

``Espanha é um país racista e cada vez demonstra mais isso', frisou.

O juiz Garzón ficou conhecido mundialmente em outubro de 1998 quando solicitou a detençao, em Londres, do ex-ditador chileno Augusto Pinochet e em seguida a extradiçao do general sob a acusaçao de ``crimes de lesa humanidade' registrados durante o período em que esteve no poder, 1973-90.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;