Internacional Titulo
Aliança do governo da Itália procura novo líder
Do Diário do Grande ABC
18/04/2000 | 15:03
Compartilhar notícia


Após a vitória dos conservadores nas eleiçoes regionais de domingo, os sócios da coalizao esquerdista do primeiro-ministro Massimo d'Alema estavam, nesta terça-feira, procurando um novo líder, tornando provável que o atual volte a apresentar sua renúncia.

D'Alema pretende falar, na quarta-feira, no Parlamento, conforme aconselhou o presidente Carlo Azeglio Ciampi, ao rejeitar a renúncia do premiê.

Informou-se que Ciampi cancelou seu comparecimento a um ato cultural na quarta-feira à noite, dando margem a especulaçoes de que D'Alema voltaria ao palácio presidencial para apresentar novamente sua renúncia ao cargo que assumiu há 18 meses, quando se tornou o primeiro chefe do governo italiano de origem comunista.

Nas eleiçoes de domingo, a aliança de centro-direita do magnata dos meios de comunicaçao Sílvio Berlusconi superou a coalizao de centro-esquerda no rico norte e na regiao de Roma, que estavam em poder da centro-esquerda.

Entre os sócios da coalizao governista chegou-se ao consenso de que era melhor apoiar um novo primeiro-ministro aprovado por Ciampi do que antecipar as eleiçoes parlamentares.

"Necessitamos de um novo primeiro-ministro capaz de se comunicar com as novas classes do país", disse Pierluigi Castagnetti, ex-democrata-cristao integrante da coalizao de D'Alema.

Outro sócio da coalizao governante, o Partido Verde, propôs oficialmente como novo primeiro-ministro Giuliano Amato, um socialista que já ocupou esse cargo e agora é o ministro do Tesouro.

Outro sócio da coalizao, o líder comunista dogmático Armando Cossuta, insistiu em que seja formado um novo governo antes do fim de semana prolongado da Páscoa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;