Internacional Titulo
Líder do Sendero Luminoso é capturado no Peru
Da AFP
30/12/2010 | 10:17
Compartilhar notícia


Um dos líderes do grupo maoísta Sendero Luminoso na selva central do Peru, identificado como "camarada Sergio", foi capturado na quarta-feira, anunciou o ministro do Interior, Miguel Hidalgo.

Mario Antonio Sifuentes Sandoval era auxiliar de Florencio Flores Hala, o "camarada Artemio", comandante da organização no vale de Alto Huallaga, no departamento de Huánuco.

O "camarada Sergio" passou 12 anos na prisão por uma condenação de terrorismo e depois de cumprir a pena se reintegrou ao senderismo.

O detido é acusado de ter comandado duas emboscadas contra policiais em 2005 e outra em 2007.

De acordo com Hidalgo, a detenção de "Sergio" é mais um passo para o objetivo principal, que é a captura de 'Artemio'.

Apesar do desmembramento do Sendero Luminoso em meados da década passada, subsistem grupos considerados remanescentes que se refugiam na selva central e no Vale dos Rios Apurímac e Ene (VRAE), na selva sudeste.

Os grupos atuam em aliança com grupos de narcotraficantes e não representam perigo para a segurança do país, segundo o governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;