Internacional Titulo
Greve geral na Nigéria ameaça produção de petróleo
Da AFP
31/10/2004 | 17:32
Compartilhar notícia


O principal sindicato da Nigéria anunciou, neste domingo, uma greve geral por tempo indeterminado a partir de 16 de novembro. Seus membros também ameaçaram paralisar a produção petroleira para protestar contra o aumento dos preços dos combustíveis.

Em 23 de setembro, os preços dos combustíveis aumentaram 25% por litro na Nigéria, sendo que já haviam subido no ano passado, quando o governo de Obasanjo desregulamentou o mercado.

O chefe do Congresso Nacional do Trabalho, Adams Oshiomhole, fez este anúncio durante uma coletiva de imprensa na sede do congresso, em Lagos, na companhia de diferentes representantes da sociedade civil, que apóiam a greve, e responsáveis dos principais sindicatos do setor petroleiro.

Uma greve geral já paralisou parcialmente o país entre 11 e 14 de outubro deste ano.

A Nigéria, que é o primeiro produtor da África e sexto mundial, obtém do petróleo 95% de seus rendimentos em exportações. No entanto, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 80% dos nigerianos vivem com menos de um dólar por dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;