Lucca disse que a expectativa dos comerciantes é de que o fim do ano não será dos melhores. "Não será nada forte", disse. Ele afirmou que os juros precisam cair mais para produzir efeitos na atividade econômica. A população está sem emprego e renda, o que limita a capacidade de compras. Ele afirmou que a inadimplência ainda continua alta.
O professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas José Pereira da Silva lembrou que o fator crítico das MPEs não é seu tamanho, mas sim a qualidade das informações que elas têm, como cadastro e análise de dados. "As empresas de crédito têm de lembrar que as companhias brasileiras não são uniformes e devem conhecer intimamente seus clientes para evitar os riscos de crédito", explicou.
Para ele, outra medida que deve ser tomada pela empresa de crédito para evitar os riscos é se conhecer internamente, seus produtos de crédito, que podem ter riscos diferentes, saber se a carteira de crédito é concentrada e administração de crédito, saber qual é seu campo de atuação, quem são os concorrentes e qual é a estrutura.
"O crédito começa com o vendedor, porque ele conhece o cliente", disse o diretor de produtos de Pessoa Jurídica da Serasa, Laércio de Oliveira Pinto. A percepção desse papel do agente que mantém contato diretamente com os clientes está promovendo a troca da função de vendedor pela de gerente de relacionamentos. "A empresa tem que se preocupar com resultados e não com vendas", completou.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.