Internacional Titulo
OTAN dirige ataques contra 'responsáveis pela limpeza étnica'
Do Diário do Grande ABC
29/03/1999 | 15:59
Compartilhar notícia


A OTAN começa a dirigir os ataques aéreos contra as forças sérvias responsáveis pela repressao em Kosovo, depois das evidências de uma ``estratégia de limpeza étnica' que estariam praticando e da tentativa sérvia de esvaziar pela força a província de Kosovo, informaram nesta segunda fontes da Aliança.

O secretário geral da Aliança Atlântica, Javier Solana, mostrou-se disposto a coordenar suas açoes com as organizaçoes humanitárias, depois de uma entrevista com a comissária européia encarregada da ajuda humanitária, Emma Bonino, e de conversar por telefone com Sagato Ogata, Alto Comissariado das Naçoes Unidas para os Refugiados, nesta segunda.

``No momento a OTAN nao tem missao humanitária, mas está disposta a participar da coordenaçao desses esforços', informou depois do encontro com a comissária Bonino, que viajará quarta-feira à Albânia e Macedônia para tomar conhecimento da situaçao no local.

O general britânico, David Wilby, confirmou as informaçoes de assassinato de várias personalidades albanesas de Kosovo, durante o fim de semana em Prístina, cidade que é ``mais um exemplo de limpeza étnica'.

Fehmi Agani, 66 anos, assessor do líder Ibrahim Rugova, que participou com ele das negociaçoes em Rambouillet, teria sido ``executado' junto com outras quatro personalidades sábado. Domingo, um jornalista, o redator chefe do jornal Koha Ditore, Baton Haxhiu, também teria sido assassinado, segundo a mesma fonte.

Entre 80.000 e 100.000 refugiados teriam cruzado a fronteira da Albânia, segundo a comissária Emma Bonino. Ela teme que o afluxo de refugiados possa desestabilizar os dois países vizinhos da Sérvia o que pressupoe um risco de extensao do conflito.

Nos ataques desta madrugada, a OTAN começou a atacar alvos militares dentro de Kosovo na tentativa de frear esta repressao. Avioes da OTAN continuaram também atacando as defesas antiaéreas, destruindo uma instalaçao de radar conectada a uma plataforma de mísseis antiaéreos de origem russa SAM-3, e dispararam contra avioes pousados em terra, destruindo dois, um deles um MIG-21, e vários helicópteros, explicou o general de exército britânico, David Wilby.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;