Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 22 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Política

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Ana Veterinária quer Corujão da Saúde Animal em Sto.André

Claudinei Plaza/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Vereadora busca convencer governo a implementar programa que abate dívida de clínicas em troca de oferta de serviços no contraturno


Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC

04/08/2021 | 00:48


A vereadora Ana Veterinária (DEM), de Santo André, buscará neste segundo semestre intensificar o processo de convencimento do governo do prefeito Paulo Serra (PSDB) para envio de projeto de lei que permita que clínicas veterinárias que possuam débito junto à Prefeitura possam quitar integral ou parcialmente esses valores por meio de prestação de serviços.

A ideia da parlamentar, que atua na causa animal, é inspirada no Corujão da Saúde, programa instituído por João Doria (PSDB) em seu mandato como prefeito da Capital. Em São Paulo, grandes hospitais firmaram parcerias com a prefeitura para disponibilizar, no contraturno, o uso de equipamentos para redução da fila de espera por exames.

Em fevereiro, a Câmara aprovou indicação de Ana Veterinária solicitando o programa – como vereador é impedido constitucionalmente de sugerir projetos que onerem ou que promovam renúncia de receita por parte do poder público, as sugestões precisam ser feitas por meio de indicações e ofícios.

“Temos alguns hospitais veterinários na cidade e diversas clínicas em Santo André. Podemos transformar dívida em atendimento à população, porque muitos moradores não têm condição financeira de tratar da maneira correta seu animal de estimação. Enquanto o hospital veterinário público não fica pronto, é uma alternativa interessante”, comentou a democrata, em visita ao Diário.

O plano da vereadora inclui, ainda, empresas que estejam em dia com os impostos, mas que queiram colaborar com o município. “Eles doariam o tempo e o equipamento em horário ocioso para o atendimento. É uma forma de ajudar a cidade também.”

Outra proposta que Ana Veterinária buscará trabalhar junto ao governo Paulo Serra é incluir médico-veterinário no PSF (Programa Saúde da Família). Portaria número 2.488, de 21 de outubro de 2011, do Ministério da Saúde, já regulamentou essa possibilidade, deixando a cargo de Estados e municípios a adoção do profissional.

“Muitas doenças de humanos derivam do animal, por isso há o departamento de zoonoses. Doenças como giárdia, sarna, além de doenças de pele, intestinais, a raiva, a leishmaniose... Essas duas últimas sem cura. A portaria do ministério já abarca. Os municípios precisam tocar agora”, citou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;