Internacional Titulo
Juiz marca data para açao contra empresas de cigarros
Do Diário do Grande ABC
15/07/1999 | 16:32
Compartilhar notícia


O juiz Robert Kaye marcou nesta quinta-feira a data para a segunda fase de uma açao coletiva contra as empresas de cigarros dos Estados Unidos, informou um porta-voz do tribunal. Um júri da Flórida sentenciou nesta quarta-feira - na primeira açao coletiva contra essas empresas que chega a um veredicto - que as empresas provocaram doenças em milhares de fumantes desse Estado, entre elas o câncer.

Calcula-se que o mesmo júri pode optar por determinar um montante entre 200 bilhoes e 500 bilhoes de dólares por danos e prejuízos ao se convocar a segunda fase que, segundo o porta-voz Morton Lucoff, começará a 7 de setembro. Kaye concordou que apenas deponham duas pessoas doentes, em vez das nove que iam depor. As duas já estao em fase terminal de câncer, segundo seus advogados.

No banco dos réus figuram Philip Morris Inc., R.J. Reynolds Tobacco Co., Brown and Williamson, Lorillard, Ligett e Brooke Group assim como o Council for Tobacco Research e o Tobacco Institute. As empresas, segundo o júri, agiram com ``negligência perigosa' (reckless disregard), venderam intencionalmente fumo ``defeituoso' e os demandantes merecem indenizaçao por danos e prejuízos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;