Política Titulo Desistência
Em Rio Grande, Copina desiste de disputar o Paço

Peemedebista fechou acordo com governista Gabriel Maranhão

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
24/05/2012 | 07:20
Compartilhar notícia


Valmir Copina (PMDB) desistiu de concorrer à Prefeitura de Rio Grande da Serra para ingressar no arco de alianças do pré-candidato Gabriel Maranhão (PSDB). A decisão foi tomada após reunião com a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), coordenadora da legenda no Grande ABC.

Em 2008, o peemedebista estava no grupo que ajudou na reeleição de Adler Kiko Teixeira (PSDB). Após desentendimentos entre o chefe do Executivo e Vanessa durante o segundo mandato, o PMDB acabou rompendo com a administração, o que ocasionou o projeto majoritário. Setores do diretório na cidade ainda não aceitaram o acordo, mas os tucanos pretendem reverter o quadro nas próximas semanas.

A pré-candidatura era um obstáculo no caminho de Maranhão. As pesquisas de intenção de voto mostravam que Copina roubava votos do tucano. “Meus votos são ditos da situação. Já os votos do PT são mais isolados, mais no reduto deles. A ideia é que agora (o Maranhão) ganhe votos”, afirmou o peemedebista.

O PMDB municipal deixou claro que a aliança ocorre para dar continuidade ao governo na cidade. Nos bastidores, circulava a informação de que o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), tentou articular para manter em pé a campanha de Copina, mas o projeto naufragou.

O vereador e pré-candidato ao Executivo pelo PT, Cláudio Manoel Melo, o Claudinho da Geladeira, declarou que a mudança não influencia sua pré-campanha. “Já imaginava que ele fosse desistir. A disputa está aí. O eleitor está convicto e sabe que sou da cidade, enquanto o outro candidato tem dificuldade porque não é (do município)”, analisou.

Kiko destacou a importância da composição com o PMDB. “O Copina é uma pessoa que traz valor ao grupo. O que for melhor para dar continuidade, nós vamos fazer”, ressaltou o prefeito.

Maranhão, amigo de Copina há 24 anos, comemorou a nova legenda no seu arco de aliados. De acordo com o pré-candidato, a missão é ajudar os peemedebistas na chapa proporcional. “Estou feliz (com a nova adesão). Os candidatos estão vendo a melhor coligação que dá para o PMDB conseguir fazer vereador”, destacou.

O peemedebista deixou claro que está à disposição para ocupar a vaga de vice, apesar de a vereadora Marilza Aparecida de Oliveira (PTB) já estar escolhida para o posto. “Não vamos impor como condição”, afirmou Copina.

Porém, a participação no secretariado num eventual governo está certa. “Provavelmente estaremos participando no secretariado, mas independentemente disso, nós vamos apoiá-lo”, desconversou o peemedebista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;