Nacional Titulo
Perueiros acampam na prefeitura de Sao José dos Campos
Do Diário do Grande ABC
13/03/2000 | 16:39
Compartilhar notícia


Cerca de 80 perueiros clandestinos tomaram nesta segunda-feira a entrada da prefeitura de Sao José dos Campos em protesto contra a repressao ao transporte coletivo irregular. Foram ocupadas as vagas de estacionamento na rua José de Alencar e a rampa de acesso ao prédio. Os motoristas querem que o prefeito Emanuel Fernandes (PSDB) libere imediatamente 128 veículos apreendidos e cumpra um suposto acordo com a categoria, feito no início de seu mandato, quando liberou os finais de linha para as lotaçoes irregulares. A prefeitura nao se manifestou a respeito.

De acordo com os coordenadores do movimento, os motoristas ficarao acampados em frente ao paço municipal por tempo indeterminado, usando os veículos como abrigo. O objetivo é pressionar o prefeito a liberar a atividade nas pontas de linha e entre os bairros distantes do centro da cidade. O mesmo tipo de ocupaçao deve ser feito nas próximas horas na Câmara Municipal, onde uma comissao cobrará soluçoes dos vereadores para o problema do transporte irregular.

No último dia 02, houve um tiroteio envolvendo a guarda municipal e perueiros na Zona Sul da cidade. Cerca de 70 tiros foram disparados. Um dos coordenadores do protesto, Alex Sandro Sanches, disse que a repressao aos clandestinos está cada vez mais violenta. "Tem policial encostando arma na cabeça de perueiro e essa situaçao nao pode continuar assim", disse.

Os perueiros também querem que o prefeito revogue a ordem para manter os veículos apreendidos por 90 dias. A mobilizaçao obteve apoio de sindicatos ligados à Central Unica dos Trabalhadores (CUT). Os motoristas estao organizando um sindicato para defender os interesses da categoria e promoverao um pedágio em frente ao Legislativo Municipal para arrecadar fundos para manter o protesto. "Se o prefeito aceitar nossas reivindicaçoes nós nos afastamos do centro da cidade", disse Sanches.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;