Internacional Titulo
Atentados fazem Brasil reforçar Defesa Civil
Do Diário OnLine
16/09/2001 | 19:30
Compartilhar notícia


O governo brasileiro quer montar um esquema de defesa civil, após observar a série de atentados sofridos pelos Estados Unidos, na última terça-feira. O sistema vai consistir na prevenção e reforço ao atendimento às vítimas de catástrofes e na preparação dos governos federais, estaduais e municipais.

O ministro da Justiça, José Gregori, quer receber até a próxima quinta-feira, um relatório contendo a situação de todos os meios que o país possui para enfrentar situações mais graves, chamadas de calamidades.

Uma reunião entre os ministros da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional, general Alberto Cardoso, e representantes da Defesa Civil revelou que se o Brasil sofresse um ataque terrorista, enfrentaria sérias dificuldades no resgate de sobreviventes por falta de equipes bem estruturadas e ferramentas para este tipo de trabalho.

O ministro da Justiça lembrou a importância do Corpo de Bombeiros para o país, e ressaltou a falta de aparelhos na corporação.

Atualmente, o Brasil conta com a Secretaria Nacional de Defesa Civil vinculada ao Ministério da Integração Nacional e Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap), porém os órgãos são desconhecidos da maioria da população.

O chefe do Departamento de Resposta aos Desastres e Reconstrução, órgão da secretaria de defesa civil, Paulo Roberto Mourão, declarou estar contente com os investimentos feitos no setor e defende a conscientização da população para atuar nos casos de calamidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;