Tecnologia Titulo
Conheça a Superlua de Sangue, que ocorrerá na manhã desta quarta-feira
Bianca Bellucci
Do 33Giga
25/05/2021 | 11:56
Compartilhar notícia


Na manhã desta quarta-feira (26), dois fenômenos astronômicos vão proporcionar a visualização da popularmente chamada Superlua de Sangue. Na prática, ocorrerá tanto um eclipse lunar total (quando Sol, Terra e Lua estão alinhados) como o perigeu (momento em que o satélite está mais próximo do planeta, parecendo maior e mais brilhante). Este tipo de acontecimento não é presenciado desde janeiro de 2019.

Leia mais:
Cientistas apontam possibilidade de criar peixes na Lua
40 astronautas para seguir no Instagram
Aplicativo aponta qual era fase a lua quando você nasceu

Como assistir ao fenômeno

A Superlua de Sangue poderá ser observada no Brasil a partir das 6h47. Mas o fenômeno atinge seu auge entre às 8h11 e às 8h25 – apenas 14 minutos de duração. No entanto, são poucas as regiões do País que poderão observá-la. E aquelas que tiveram o privilégio terão contato parcial.

A visualização será melhor na faixa oeste do Brasil, que abrange capitais como Manaus (AM), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Para a observação, recomenda-se o uso de lunetas, binóculos ou telescópios.

Os brasileiros que não conseguirem visualizar a Superlua de Sangue, podem acompanhar ao vivo pelo YouTube. Observatório Griffith, Observatório Lowell, Virtual Telescope Project e Time and Date são algumas das opções disponíveis. É importante destacar que os horários das transmissões são diferentes, uma vez que seguem a região em que o instituto está localizado.

Saiba mais sobre a Superlua de Sangue

Para entender a Superlua de Sangue é importante separar os dois fenômenos. O eclipse lunar total, por exemplo, é responsável por dar a cor avermelhada ao satélite. Isso ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados. Assim, o planeta impede a passagem dos raios solares. Essa sombra e os poucos feixes de luz criam a “lua de sangue” – termo popular, que não é usado por astrônomos.

Desta vez, a “lua de sangue” também vem acompanhada do perigeu, momento em que o satélite está mais próximo da Terra. Isso provoca a impressão da lua estar maior e mais brilhante. Este fenômeno é chamado popularmente de Superlua.

É importante destacar que não necessariamente os dois fenômenos ocorrem ao mesmo tempo. Em abril deste ano, por exemplo, foi possível visualizar apenas uma Superlua.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;