Internacional Titulo
Haider é eleito líder de novo partido de extrema-direita austríaco
Da AFP
17/04/2005 | 17:39
Compartilhar notícia


Joerg Haider, o líder histórico da extrema-direita da Áustria, foi eleito neste domingo presidente da BZOe (Aliança pelo Futuro da Áustria), um novo partido que nasce da divisão de sua antiga formação, o FPOe.

Haider foi eleito por unanimidade pelos 564 delegados que compareceram ao congresso partidário em Salzburg. O vice-chanceler Hubert Gorbach assumiu o cargo de diretor executivo do BZOe.

Depois de um discurso de duas horas, o líder populista justificou a criação do BZOe devido às "críticas internas que evitaram o sucesso do FPOe". "Em vez de pensar no passado, temos de trilhar, com idealismo, um novo caminho, e prever os problemas do futuro".

"O BZOe lutará contra a globalização e o desemprego para criar empregos na Áustria", prosseguiu Haider. "Os valores do BZOe são liberdade, justiça social, inovação e segurança na Áustria", declarou por sua vez Hubert Gorbach.

Haider, que liderou por muito tempo o FPOe, levou o partido passo a passo até conseguir 27% dos votos nas eleições do final de 1999, que abriram as portas do governo à extrema-direita. No entanto, pressionado com prováveis sanções diplomáticas dos outros 14 países da União Européia, Haider cedeu a chancelaria a Wolfgang Schuessel (OeVP, conservador) e abandonou a presidência do FPOe em 2000.

Haider declarou que queria dar prosseguimento à coalizão de governo com Schuessel, que descartou a possibilidade de organizar eleições legislativas antecipadas. Nove dos 18 ex-deputados FPOe no Nationalrat, a Câmara baixa do Parlamento, se juntaram ao BZOe. Sete ficaram no FPOe e dois estão indecisos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;