Cultura & Lazer Titulo
Fernandes, Gilmar e cia. mostram divertidas caricaturas em S.Bernardo
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
15/09/2005 | 08:51
Compartilhar notícia


A partir de quinta-feira e até o próximo dia 30, o público de São Bernardo poderá dar boas gargalhadas com a exposição Caricartuns, que reúne 20 trabalhos dos cartunistas Luiz Carlos Fernandes, do Diário, e Gilmar Barbosa. Além deles, foram convidados para o evento os cartunistas Denis Mendes e Mastrotti. A exposição será aberta aos visitantes nesta quinta-feira às 8h, na Biblioteca Municipal Malba Tahan, no Rudge Ramos. A entrada é franca.

Como de costume, na véspera do encerramento da exposição, Fernandes e Gilmar irão até o local para fazer caricaturas dos visitantes. A dupla já recebeu diversos prêmios em salões de humor promovidos no país. Recentemente, Fernandes foi convidado a participar de uma exposição de cartuns na França, dentro da programação de atividades do Ano do Brasil.

Entre as personalidades satirizadas pelos cartunistas, destacam-se Hebe Camargo, Dercy Gonçalves, Zé do Caixão, o escritor José Saramago e o pintor Pablo Picasso. Todas essas caricaturas já foram expostas em eventos anteriores, realizados em Santo André e Diadema, com grande sucesso de público. "Uma vez fiquei sentado, na surdina, só observando as pessoas. Vi que elas riem e gostam das figuras mais conhecidas, como a Hebe Camargo e a Dercy Gonçalves", afirma Fernandes, que gosta de fazer caricaturas de uma personalidade pouco identificada pelo público, o arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelo projeto arquitetônico da capital federal.

As caricaturas dos visitantes também são uma atração à parte, pois promove a reunião de pessoas com perfis totalmente distintos. Podem servir de fonte de inspiração para o irreverente traço do cartunista o adolescente roqueiro cheio de espinhas, a dona de casa, a patricinha e até o executivo engravatado que passou pela exposição só para saciar uma curiosidade momentânea. Pura diversão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;