Política Titulo
Severino acusa Lula de causar 'fechamento virtual' do Congresso
Do Diário OnLine
Com Agências
27/04/2005 | 16:57
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), voltou a criticar nesta quarta-feira o excesso de MPs (medidas provisórias) editadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estão obstruindo a pauta de votações. Severino disse que o governo está provocando um "virtual fechamento" do Congresso.

Segundo o parlamentar, desde 15 de fevereiro, data de sua posse, até terça, foram realizadas 30 sessões deliberativas. Nesse período, a pauta esteve trancada em 19 dessas sessões, o que representa 62% das reuniões do plenário.

"Falta muito pouco para se igualar aos sombrios tempos do regime militar, quando, em razão do decreto-lei que era aprovado, na maioria das vezes, por decurso de prazo, estimulava-se a ausência dos senhores parlamentares", disse.

Em referência ao impasse na votação da reforma tributária, Severino acusou os parlamentares da base aliada de fazer oposição às MPs, trancando a pauta, para "para impedir a apreciação de outras matérias que não tem nada a ver com o teor das referidas MPs".

Resposta- O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), respondeu às declarações de Severino. Ele lembrou que uma mudança na Constituição fez com que as MPs tivessem de ser votadas, diminuindo os poderes do presidente da República.

Chinaglia também 'alfinetou' o presidente da Câmara, dizendo que foram "se alguém foi perseguido nos tempos sombrios da ditadura, são os que hoje felizmente estão no poder".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;