Internacional Titulo
Itália fecha vila de Nero por medo de desmoronamento
Da AFP
12/12/2005 | 15:20
Compartilhar notícia


O governo italiano anunciou nesta segunda-feira o fechamento imediato da Domus Aurea, um grande palácio construído pelo imperador romano Nero no século I, porque recentes inundações despertaram temores de que o subsolo da vila possa desmoronar.

"Nós não podemos garantir a segurança do público", disse a jornalistas o ministro da Cultura Rocco Buttilgione, em Roma, depois que especialistas alertaram que infiltrações fragilizaram as paredes e o teto da histórica vila.

"Precisamos de um mínimo de dois anos de trabalho e de cinco milhões de euros para tornar o local seguro", disse o ministro.

O anúncio se seguiu ao recente desmoronamento de um muro antigo na vizinha Colina Palatino e "sérios problemas relativos aos banhos de Caracalla, onde as visitas já foram restringidas", acrescentou Buttiglione, mencionando dois outros locais históricos sob ameaça.

O ministro disse que as preocupações sobre a degradação de locais históricos de Roma colocam em perspectiva os recentes cortes de recursos do governo destinados à cultura, aos quais ele se opôs. "É uma questão política, a Itália precisa decidir se quer cuidar de seu patrimônio cultural", afirmou Buttiglione.

A Domus Aurea (Casa Dourada) e seus mosaicos atraem em média 1 mil visitantes por dia desde que a construção foi parcialmente aberta ao público, em 1999.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;