Internacional Titulo
OTAN chega a acordo sobre missão de formação no Iraque
Da AFP
22/09/2004 | 20:04
Compartilhar notícia


A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) chegou a um acordo, na noite desta quarta-feira, relacionado ao início de sua missão de formação das forças de segurança iraquianas, anunciou um dirigente da aliança.

"Os embaixadores da OTAN já estão de acordo para transmitir instruções aos militares com o objetivo de aumentar a missão de ajuda e formação" da aliança no Iraque, anunciou à imprensa, por sua vez, o porta-voz da organização, James Appathurai.

Essa concordância foi conseguida depois que a França realizou uma série de modificações em um projeto apresentado aos países da aliança pelo secretário-geral da organização, Jaap de Hoop Scheffer.

Um dos principais elementos desse pacto prevê que a OTAN apóie a criação de um centro no Iraque para formar os quadros do Exército iraquiano.

A OTAN decidiu, em junho, ajudar na estabilização do Iraque fornecendo treinamento às forças de segurança mas sem definir as modalidades, que foram o centro de longas negociações que desembocaram no acordo político desta quarta-feira.

França, Alemanha, Bélgica e Espanha - os três primeiros se opuseram desde o princípio à guerra em Iraque - descartaram enviar soldados ao país como parte dessa missão. A OTAN esperava chegar a um compromisso sobre o assunto na última semana, mas vários países, entre eles a França, pediram "esclarecimentos" sobre a natureza da missão, defendida pelos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;