Cultura & Lazer Titulo
Mundo piollin
Sara Saar
Especial para o Diário
30/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O ator e diretor paraibano Luiz Carlos Vasconcelos passou três décadas realizando improvisos em apresentações de rua. Toda essa experiência acumulada serviu como base ára a criação da comédia "Silêncio Total," que será apresentada em São Bernardo no domingo. O espetáculo dá início, na região, ao projeto Piollin 30, que recebe patrocínio da Petrobrás e apoio da Funarte para também exibir as montagens "A Gaivota" - "Alguns Rascunhos" (na segunda-feira) e "Vau da Sarapalha" (na terça). Todas têm entrada franca.

Em "Silêncio Total", Vasconcelos promete divertir o público com o palhaço Xuxu, personagem que começou a interpretar nas ruas - para chamar a atenção da comunidade - e decidiu levar para os palcos. "Ele toca sanfona, faz mágicas, anda de monociclo", adianta. Mas a peça não é muda. O artista de circo fala pelos cotovelos, além de ter a mania de pedir silêncio à plateia a todo instante.

O drama "A Gaivota" - Alguns Rascunhos deve levar o público do Teatro Cacilda Becker à reflexão. Criação coletiva do grupo a partir da interpretação do cllássico "A Gaivota", de Anton Tchekhov (1860-1906), a montagem lança questões como: "Existe um meio termo satisfatório entre a ingenuidade banal e o cinismo?" e "Ainda há lugar para a delicadeza em meio a tanta violência?"

"Vau da Sarapalha", adaptação do conto "Sarapalha", de João Guimarães Rosa, encerra a temporada. O drama conta a história de dois primos com malária, que só esperam a morte. Ribeiro, proprietário das terras, perdeu a mulher amada Luiza, que fugiu com um boiadeiro. Argemiro decide morar ali - falam que para plantar arroz -, mas se mudou mesmo por já estar apaixonado pela mesma Luiza.

Sabedora de conhecimentos ancestrais, a velha Ceição tenta impedir o que lhe é anunciado na leitura dos gravetos da fogueira: a revelação desse amor comum provocará a fúria de sentimentos e a separação dos dois homens.

OUTRAS ATRAÇÕES - Com direção de Álvaro Assad, a peça infantil "O Macaco e a Boneca de Piche" mostra a saga de uma velhinha que faz loucuras por um simples cacho de bananas. Após um macaco comer quase todas as frutas, ela decide dar uma lição no animal e executa um hilariante plano quase perfeito. A peça será apresentada entre hoje e domingo, em São Bernardo e Santo André.

Antes de ser levada a São Paulo, a comédia "Mãe é Karma" entra em cartaz no Teatro Municipal de Santo André, no fim de semana. A montagem, que lança Elias Andreato como autor, é um retrato bem-humorado de uma família da classe média que enfrenta pequenos dramas diários.

Com Mamma Bruschetta no papel principal, "O Fantasma da Minha Sogra" promete despertar muitas risadas em São Caetano, no domingo. Depois de festejar a morte da sogra, Caio só pretende colocar as mãos na herança que a pobre deixou. Mas ela volta em forma de fantasma para se vingar e ainda recebe a ajuda da empregada, uma sensitiva de quinta categoria, para arquitetar o plano.

(Supervisão de Gislaine Gutierre)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;