Setecidades Titulo Em São Caetano
Moradores invadem terreno que abrigava o antigo Edifício di Thiene
Francisco Lacerda
Diário do Grande ABC
01/05/2021 | 11:11
Compartilhar notícia
Adriana Lucio/Divulgação


Aproximadamente 100 pessoas invadiram na madrugada deste sábado o terreno onde estava instalado o Edifício di Thiene, no bairro Fundação, em São Caetano. O ato ocorreu por volta das 3h.


O prédio havia sido interditado pela defesa civil da cidade após desabamento parcial da laje em junho, episódio que deixou oito pessoas levemente feridas e 102 famílias desabrigadas. A demolição total da edificação pela Prefeitura havia sido em novembro.


De acordo com moradores, a PM (Polícia Militar) esteve no terreno cerca de uma hora depois da invasão. Houve diálogo entre as partes e logo em seguida os agentes se retiraram. Adriana Lucio, 38 anos, ex-moradora do imóvel e uma das líderes da invasão, disse que não houve violência física por parte do agentes. “A PM entrou, disse que o terreno tem vários processos, houve violência verbal, nós conversamos, resistimos e eles (agentes) foram embora."


Ainda segundo a Adriana, as famílias retiradas do local recebiam auxílio financeiro no valor de R$ 400 e, com esse dinheiro, pagavam aluguel. A pandemia do coronavírus, entretanto, piorou a situação dos ex-moradores, que, sem condições e alguns inclusive desempregados, resolveram retornar à antiga moradia.

“Nós estamos jogados. Falamos várias vezes com a Prefeitura, que não nos deu solução. Então, resolvemos voltar. Não queremos auxílio-aluguel, porque pagaram durante um ano e depois nos deixaram a ver navios. Se não resolverem (o Paço), nós vamos entrar na Justiça. Tem gente aqui que morava havia 20, 30, 40 anos no edifício. Estamos pela misericórdia de Deus.”

Procurada, a Prefeitura de São Caetano, por nota, informou que cerca de 40 pessoas participaram da invasão ao terreno, que é particular. Afirmou ainda que a agentes da Secretaria de Segurança foram ao local e que está tudo “sob controle”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;