Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 27 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

O Saad fez história. A memória preserva o Saad

Na história do futebol profissional do Grande ABC, a presença do Saad EC, fundado como time da fábrica do Sr. Felício em São Caetano, ombreou-se com os grandes times, deixou a cidade, investiu no futebol feminino e acabou disputando campeonato profissional no Mato Grosso do Sul


Ademir Medici

30/04/2021 | 07:00


E o Saad granjeou tantos admiradores, que ganhou um livro histórico, o Almanaque do Saad Esporte Clube: 1961-1992, de autoria de três historiadores do futebol: Julio Bovi Diogo, Renato Donisete Pinto e Rodolfo Pedro Stella Jr.
Do livro, Memória já falou. Agora recebemos um acervo importantíssimo do Saad EC, reunido por outro historiador do futebol, Luiz Domingos Romano, que lembra: o Saad foi fundado em 28 de abril de 1961 – portanto, uma data redonda de 60 anos atrás.
Os autores do Almanaque do Saad comentam que o clube encerrou atividades em 2013; Romano diz que o Saad se licenciou das competições; nós, da Memória, divulgando essas relíquias que o Romano guardou, apostamos que o Saad sobrevive ao menos na lembrança de quem viu quadros como estes das fotos.
Saudades.


Diário há meio século

Sexta-feira, 30 de abril de 1971 – ano 13, edição 1523

Destaque – O ministro Mário Andreazza (Transportes) inaugurou ontem (29-4-1971) a Cabine de Controle Centralizado (CCC) na Estação da Luz. Em seguida, de trem, cruzou o Grande ABC e visitou o trecho da Serra da ferrovia, vistoriando as obras de reconstrução do viaduto 4.
Religiosidade – A igreja Nossa Senhora do Pilar, em Ribeirão Pires, realizará amanhã (1º de maio) missa e procissão.
- A paróquia do Jardim Bela Vista, em Santo André, marcou para 2 de maio festa em homenagem a São José Operário.
Futebol – Manga é o novo técnico do Santo André FC, em substituição a João Rafael.


Em 30 de abril de...

1901 – Apreendido o jornal 1º Maggio e vários cartazes anarquistas, enquanto as sociedades operárias de São Paulo organizavam programa com uma saudação à classe com vistas ao Dia do Trabalhador.
- Londres, 29 – Anuncia o “Daiy-Express” ter-se formado um sindicado em Roma para enviar 100 mil ‘ociosos’ ao Brasil, como imigrantes.
- Em outra nota internacional, informa-se que em 25 de abril embarcaram em Gênova, no vapor ‘Cità di Genova’, 845 imigrantes, destinados ao Estado de São Paulo, por conta da empresa A. Fiorita & Cia.
1916 – José de Mello Franco, funcionário do Tesouro do Estado, visita Santo André.
1956 – O CDE (Conselho de Desenvolvimento Econômico) encaminhou ao presidente JK exposição de motivos solicitando autorização para constituir uma comissão que estudará a indústria automobilística.
A comissão seria presidida pelo ministro da Viação, Lúcio Meira, e composta por Roberto de Oliveira Campos, Inácio Testa Filho, Guilherme Augusto de Pegurian, Américo Cury e Eros Orosco.
O presidente da República não só aprovou a ideia como deu prazo de 30 dias para a apresentação dos resultados, marcando para 27 de maio (de 1956) a entrega a ele dos estudos e sugestões definitivas.
1976 – Mauá inaugura oficialmente o edifício do Fórum Theotonio Monteiro de Barros Filho, já ocupado e em funcionamento desde agosto de 1975.
 

Hoje

- Dia Nacional da Mulher
- Dia do Ferroviário. Lembra o dia 30 de abril de 1854, quando foi inaugurada a primeira ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Também é considerado o Dia do Ferroviário, o 30 de setembro, data da criação da Rede Ferroviária Federal em 1957, oficialmente da sigla RFFSA, e que o Diário chamava de Refesa. 

Municípios Brasileiros

- Hoje é o aniversário de Boqueirão, Nova Floresta e Tacima, na Paraíba; Erechim, no Rio Grande do Sul; Floresta e São Bento do Una, em Pernambuco; Iaporã, Nova Andradina e Novo Horizonte do Sul, no Mato Grosso do Sul; Ponta de Pedras, no Pará; e Uirapuru, em Goiás.

Santos do Dia

-Pio V
- A Igreja celebra hoje a memória dos santos Lourenço de Novara, Hildegarda e Sofia.
Fonte: blog Franciscanos, Vida Cristã.
 

JOSÉ BENEDITO COTOLENGO (Itália, 1786-1842). Padre. Fundador da Pequena Casa da Divina Providência para servir os doentes desamparados. A congregação nasceu numa hospedaria abandonada na periferia de Turim



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;