Esportes Titulo
Guga perde a segunda semifinal consecutiva
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
28/02/2003 | 23:19
Compartilhar notícia


No segundo torneio de saibro do ano, Gustavo Kuerten voltou a cair nas semifinais. O catarinense perdeu por 2 sets a 1 (parciais de 6-7, 7-6 e 5-7) para o argentino Mariano Zabaleta e foi eliminado do Torneio de Acapulco, nesta sexta-feira. No sábado passado, Guga perdeu por 2 a 0 para Carlos Moyá e deu adeus ao ATP de Buenos Aires, também na semifinal. Zabaleta enfrenta na decisão o vencedor do confronto entre o espanhol Félix Mantilla e o argentino Agustín Calleri, que ocorre no final da noite desta sexta-feira.

Mariano Zabaleta devolveu na mesma moeda o revés sofrido em Auckland, torneio de quadra rápida conquistado por Guga em janeiro deste ano. O catarinense enfrentou o argentino na semifinal e venceu por tranqüilos 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3. Havia sido o primeiro confronto dos dois no circuito profissional.

Desta vez, no piso que é a especialidade de Guga (e também de Zabaleta), a história foi bem diferente. Mantendo a tônica do torneio, Gustavo Kuerten enfrentou muita dificuldade na quadra e demorou a soltar a seu melhor jogo. Foi uma maratona de 2h56 sob sol intenso, com lances de nervosismo e muitos erros não forçados para os dois lados. Zabaleta errou menos, apesar de demonstrar mais irritação, e conquistou a vaga se aproveitando da atuação acuada do oponente.

Guga tinha a chave da vitória nas mãos. Antes do jogo, o técnico Larri Passos comentou que o mapa da mina era explorar a esquerda de Zabaleta, que tem dificuldades na execução dos back hands. Mas Guga atacou pouco a fraqueza do adversário e se submeteu aos potentes golpes de direita (fore hands) do argentino. Sem a mesma confiança mostrada na campanha de Buenos Aires, o brasileiro sucumbiu.

Zabaleta já abriu a partida quebrando o saque de Guga, que só foi devolver o revés no 10º game. No tie break, o argentino conseguiu pontos em três serviços de Gustavo Kuerten e fechou o set em 7 a 4.

O 2º set começou com um dos games mais equilibrados de toda a partida. Zabaleta conseguiu salvar dois break points antes de finalmente perder o serviço para Guga. Na parcial seguinte, o argentino pressionou e conseguiu devolver a quebra, empatando em 1 a 1. A partir daí, Zabaleta conseguiu confirmar bem seus saques e pressionou os de Guga, dificultando ainda mais o jogo. O equilíbrio levou a mais um tie break, vencido com relativa tranqüilidade pelo catarinense: 7 a 3.

O terceiro e decisivo set foi uma sucessão de saques quebrados. O espetáculo começou no 3º game, com Zabaleta superando Guga. Na 6ª parcial, o catarinense devolveu a quebra e deixou tudo igual. Por pouco tempo. No 7º game, o argentino bateu outro serviço. No 8º, Guga deu o troco mais uma vez e virou o jogo para 5 a 4 depois de confirmar seu saque.

O argentino 'ganhou o jogo' no 10º game. Sacando sob pressão, depois de tomar 0-30, Zabaleta esbanjou confiança e conseguiu confirmar seu serviço. Guga acusou o golpe e viu o reverso da medalha ao sair perdendo por 0-30. Só que o argentino teve sangue frio e conseguiu quebrar o serviço, ficando sossegado para decidir o jogo com o saque em seu poder. Resultado final: 7 a 5.

Balanço - Depois de dois torneios seguidos em seu piso favorito (Buenos Aires e Acapulco), Guga segue para os dois primeiros Masters Series do ano, ambos em piso rápido. O próximo torneio da agenda é Indian Wells, disputado no paradisíaco resort californiano entre 10 e 16 de março. Na seqüência, o catarinense atravessa os EUA e vai à costa leste para jogar o Nasdaq-100 Open, em Miami (de 17 até 30 de março).

Dono do 14º posto na Corrida dos Campeões e do 28º no Ranking de Entradas, Guga vai aparecer melhor colocado nas listas que a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) divulga na próxima segunda-feira (3). Guga ganhou 110 pontos nas Entradas (que registra os resultados das últimas 36 semanas) e 22 na Corrida (que só contabiliza os resultados do ano corrente).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;