Setecidades Titulo Dia Mundial de Combate ao Câncer
Em plena pandemia, ONG que cuida de crianças com câncer tenta resistir

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, Casa Ronald Mc Donald ABC alerta que a doença não parou com a Covid-19

Vanessa Soares
Do dgabc.com.br
08/04/2021 | 10:29
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Há mais de um ano o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus, que já matou quase 340 mil pessoas apenas no Brasil e tem sido o foco da atenção das autoridades de saúde. Mas, no Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quinta-feira (8), a Casa Ronald McDonald ABC, localizada na Avenida Príncipe de Gales, em Santo André, chama a atenção para a doença e as necessidades da ONG (Organização Não Governamental) que continua funcionando normalmente, oferecendo hospedagem, transporte e alimentação para crianças e adolescentes que realizam tratamento contra o câncer infantojuvenil na rede de saúde do Grande ABC.

Segundo Rosemeiri Donisete da Silva, supervisora da casa, as doações que ajudam a manter a qualidade no conforto e a oferta de alimentação balanceada, com alimentos ricos em nutrientes como frutas, verduras, legumes e proteínas, tão necessários para quem enfrenta tratamento, caíram em média 60% desde o início da pandemia. "A maior dificuldade das pessoas é entender que as necessidades não param. Isso tem dificultado bastante o nosso trabalho. Precisamos oferecer o maior conforto possível para nossos hóspedes mesmo diante destes problemas. O câncer não parou", afirmou.

Somado a isso, o Mc Dia Feliz, evento realizado anualmente e que reverte o valor arrecado com lanches para as Casas (são sete ao todo) precisou ter a data alterada em 2020 e isso prejudicou o sucesso do evento. "A procura dos tickets foi menor, as empresas compraram menos por conta das demissões e no dia muitos restaurantes só funcionaram no sistema drive-thru", afirmou. Ainda assim o local tem se reinventado para tentar suprir as necessidades e buscado doadores com eventos on-line e drive-thru com vendas de refeições, por exemplo, para arrecadação de dinheiro, mas Rosemeiri alerta que isso ainda não é o suficiente.

Além disso, o isolamento e a necessidade de distanciamento, ainda mais importantes para quem está com o sistema imunológico suprimido devido ao tratamento, levantou outra questão: a necessidade de um espaço de convivência. A supervisora conta que no início da pandemia, em março do ano passado, desenhos e lápis de cor eram suficientes para entreter as crianças. Agora, depois de todo esse tempo, a diversão tem sido um videogame utilizado pelos hóspedes de forma escalonada e horário agendado, mas que em breve deixará de ser novidade e já não será o suficiente para ocupar tanto tempo livre . "Temos que mantê-los cada um em seu quarto porque não temos um quintal. Antes nós podíamos levá-los ao shopping, para um passeio ao ar livre, mas, com tudo fechado, não temos mais essa opção. Precisamos de um espaço de convivência. Tenho o projeto, mas precisamos de recursos e mão de obra", acrescentou.

O local, que tem capacidade para até 23 pacientes, mas atualmente abriga 14 por conta da dificuldade de locomoção de outros locais do País para a região, também foi adaptado para oferecer a maior segurança possível para os hóspedes e cumpre todas as exigências sanitárias, como álcool em gel espalhados pelos cômodos e obrigatoriedade no uso máscaras.

Além disso, a ONG criou sistema de isolamento sempre que algum paciente ou funcionário apresenta sintomas da Covid-19 para evitar um surto interno. Nelson Tadeu, presidente da instituição, ressaltou também a parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, que oferece à ONG exames para detecção do vírus. Sempre que há suspeita de que alguém foi contaminado, a pessoa e todos os demais hóspedes permanecem em isolamento total pelo período de 14 dias. 

Com o risco de contaminação iminente, uma vez que não se sabe de onde vem o vírus, a instituição vem tentando, por meio de ofício enviado à Secretaria de Saúde de Santo André, que os funcionários do local sejam vacinados contra a Covid-19. A justificativa para a solicitação é garantir que a casa permaneça funcionando de forma adequada, uma vez que a contaminação de vários colaboradores de forma simultânea poderia obrigar o fechamento temporário do local.

Apesar dos tempos difíceis, Tadeu afirma também que neste dia tão emblemático no combate ao câncer, há o que comemorar. "Não é período de celebração por tudo que estamos vivendo, mas podemos comemorar que o índice de cura do câncer, na região sudeste, por exemplo, saltou de 40% para 70% a 80% nos grandes centros nos últimos 10 anos", afirmou.

Quem tiver interesse em contribuir com a Ronald McDonald ABC pode entrar em contato com a ONG pelo telefone 4433-4490, pelo site www.casaronaldabc.org.br ou pelas redes sociais (@casaronaldabc). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;