Automóveis Titulo Lançamento
Land Rover aperfeiçoa mecânica

Novos Range Rover Sport e Discovery 4 trazem câmbio de oito velocidades e 11 cv a mais

Juliana Bontorim
Enviada a Monte Mor (SP)
23/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A convite da Land Rover o Diário conferiu os lançamentos do Range Rover Sport e Discovery 4 com câmbio automático de oito velocidades. Partindo da Capital, dirigimos (os dois modelos) até o Haras Larissa, na cidade de Monte Mor, interior de São Paulo - local onde a marca montou um centro de treinamento.

Durante o teste, enfrentamos as mais variadas situações. Logo de cara, o trânsito da Marginal do Pinheiros, onde a nova transmissão automática ZF 8HP70 com seletor giratório de marchas e opção para troca por meio de borboletas dispostas na parte traseira do volante (Paddle Shift) se mostrou ágil. A relação alongada das marchas mais altas proporcionam mais conforto e menor desgaste do motor, que trabalha em baixas rotações mesmo aos 120 km/h (limite máximo das estradas brasileiras).

Depois foi a hora de vencer estradas esburacadas e subidas. Ponto para a robustez do conjunto câmbio e motor, ideal para retomadas e para a transposição de obstáculos.

Já na pista off-road do Haras Larissa, testamos os efeitos do Terrain Response e também dos sistemas de estabilidade e segurança, como os controles de descida (HDC) e de liberação gradativa (GRC).

Durante o teste, precisamos encarar uma montanha íngreme. Ao simples toque no botão, a descida foi feita sem a necessidade de qualquer intervenção da parte do motorista.

O novo motor Bi-Turbo Diesel 3.0 SDV6 passou de 245 cv para 256 cv, com índices de emissões de CO reduzidos em comparação com as versões anteriores. Vale destacar o (bom) torque de 61 mkgf a 2.000 rotações por minuto.

De fato dirigir esses dois modelos da Land Rover é uma experiência prazerosa e, diga-se de passagem, aventureira...

Para o conforto a bordo

As versões de entrada contam com oito alto-falantes Premium Harman Kardon e tela a cores que substitui a anterior, com conexão bluetooth, e entradas para USB e iPod.

Nas versões topo de linha, os veículos podem contar com sistemas de som de 11 ou até 17 alto-falantes, com potência que chegam aos 825 W.

A unidade de DVD pode ser comandada pelas telas sensíveis ao toque de 8 polegadas localizadas nos encostos de cabeça dianteiros. Há ainda entradas para a ligação de consoles de vídeo e para a reprodução de arquivos MP4 armazenados em dispositivo USB, e o som é reproduzido em fones sem fio.

Ainda cabe ressaltar que as versões contam com abertura elétrica do porta-malas, faróis bi-xenon com LEDs e geladeira - esta, para transporte de bebidas ou até medicamentos que necessitem de baixas temperaturas, por exemplo.

A marca e a situação domercado

O presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina e Caribe, Flávio Padovan, afirmou que os valores da nova linha foram prejudicados pela incidência de impostos. O Discovery 4 parte de R$ 241 mil e o Range Rover Sport não sai por menos de R$ 324,5 mil.

Durante a coletiva de apresentação dos modelos, Padovan esboçou ar pessimista em relação à atual situação do mercado. "Precisamos nos reunir com os integrantes da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e lutar contra esta alta extrema, que só tende a deixar o cenário ainda mais crítico", explica.

Apesar da queda de 28% de janeiro a abril na venda de importados no mercado brasileiro, a Land Rover conseguiu embalar crescimento de 35% nos primeiros quatro meses do ano, graças à boa aceitação do Evoque, que já emplacou cerca de 2.800 unidades por aqui. De acordo com ele, a construção da fábrica no Brasil continua nos planos da montadora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;