Internacional Titulo
China busca retomar negociações nucleares com Coréia do Norte
Da AFP
27/08/2005 | 17:10
Compartilhar notícia


O vice-ministro chinês das Relações Exteriores, Wu Dawei, chegou neste sábado a Pyongyang, capital da Coréia do Norte, com a esperança de definir uma data para a próxima rodada de negociações multilaterais sobre o programa nuclear norte-coreano.

As discussões entre China, Estados Unidos, Japão, Rússia e as duas Coréias, com intenção de levar Pyongyang a renunciar ao desenvolvimento de uma arma atômica, deviam recomeçar no fim deste mês, depois de três semanas de recesso, mas nenhuma data específica foi divulgada até agora.

Segundo Dawei, é possível que as discussões sejam retomadas no dia 2 de setembro. A agência oficial de notícias Nova China, que cita fontes da chancelaria chinesa, informou que Wu Dawei permanecerá em Pyongyang até a próxima terça-feira, mas não deu detalhes sobre sua programação.

Esta visita acontece no momento em que se multiplicam os esforços diplomáticos visando à retomada das negociações. Segundo a agência de notícias russa Interfax, Pyongyang tomará uma decisão sobre o tema até segunda-feira, depois de um novo encontro com representantes americanos em um lugar não especificado.

"Responsáveis americanos e norte-coreanos devem se encontrar para determinar a data e as perspectivas do prosseguimento da quarta rodada de negociações", declarou uma fonte diplomática norte-coreana.

Contradizendo as declarações feitas na quinta-feira passada por Wu Dawei, a agência russa frisou, citando outra fonte diplomática norte-coreana, que as negociações multilaterais "provavelmente não poderão recomeçar" no dia 2 de setembro em Pequim.

A Coréia do Norte, que aceitou sentar novamente na mesa de negociações, após uma interrupção de mais de um ano, se recusa a assinar um texto que não lhe garanta o direito de desenvolver atividades nucleares civis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;