Internacional Titulo
Violência no Haiti deixou mais de 600 mortos desde setembro de 2004
Da AFP
28/04/2005 | 19:11
Compartilhar notícia


A violência que assola o Haiti desde setembro de 2004 deixou mais de 600 mortos, entre eles 19 policiais, segundo um informe da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, publicado nesta semana. Clare Roberts, que dirigiu a delegação que investigou durante uma semana a situação no país, se disse "preocupado com a insegurança, que aumentou consideravelmente".

A comissão acusa que "milhares de armas estão em posse de grupos ilegais" no país. "Não há iniciativa sistemática para desarmar estes grupos", lamenta a entidade, preconizando a aplicação imediata de programas de desarmamento e de reintegração.

Para a comissão, "é urgente que a ação internacional seja reforçada no Haiti". A entidade pediu à comunidade internacional e à OEA (Organização dos Estados Americanos) que façam todo o possível para garantir que o Haiti receba os fundos que lhe foram prometidos para sua reconstrução.

"O governo haitiano também deve melhorar sua cooperação com a comunidade internacional em matéria de direitos sociais e econômicos fundamentais", finaliza o informe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;