Nacional Titulo
Pará: governo anuncia medidas ambientais
Do Diário OnLine
17/02/2005 | 22:05
Compartilhar notícia


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou nesta quinta-feira uma série de medidas para combater a 'grilagem' de terras, a violência e os crimes ambientais no Pará, onde no último fim de semana foram assassinadas a missionária norte-americana Dorothy Stang e outras três pessoas.

Entre estas medidas está a criação de novas reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental no Estados, como a Estação Ecológico da Terra do Meio e o Parque Nacional da Serra do Pardo, que juntas somam 3,8 milhões de hectares.

O governo federal também decidiu interditar toda a região de florestas existentes em terras públicas federais localizadas na margem esquerda da rodovia BR-163. São mais de 8,2 milhões de hectares onde serão estudadas a criação de unidades de conservação dentro dos próximos seis meses. Com isso, o governo pretende conter o desmatamento e a exploração ilegal dos recursos naturais.

Uma das ações mais efetivas deste pacote é a criação de um gabinete provisório para auxiliar os trabalhos da PF (Polícia Federal), da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, do Incra, do Ibama e dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente. O governo precisa ainda decidir o local deste gabinete (Altamira ou Belém).

Para o trabalho de fiscalização dessas áreas, o Ibama contará com reforço humano e tecnológico. A PF enviará ao Estado cinco equipes com cinco policiais cada (25 homens no total) para ajudar nas operações. Já o governo federal destinará sete helicópteros para a mesma finalidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;