Internacional Titulo
Monarquista afegão diz que país corre risco de cair na anarquia
Das Agências
18/11/2001 | 19:25
Compartilhar notícia


O Afeganistão corre o risco de cair na anarquia se a comunidade internacional, e particularmente os Estados Unidos, não pressionar a Aliança do Norte, estimou neste domingo um representante do movimento monarquista em Peshawar (Noroeste do Paquistão).

"Estamos quase na mesma situação de 1992", quando os mujahedines tomaram o poder em Kabul e suas lutas internas destruíram a cidade, declarou Abdul Karim Jurram, membro da comissão política da Apnua (Assembléia pela Paz e União Nacional no Afeganistão, ligada ao movimento monárquico).

Os membros do movimento monarquista, ao qual pertence Jurram, cujo centro de gravidade é Peshawar, são praticamente os únicos que não voltaram ao Afeganistão.

"Não queremos precipitar as coisas. Queremos que o processo seja político", disse Khurram, argumentando que "se a Aliança do Norte tentar de novo monopolizar o poder, uma grande parte do país se sentirá excluída, frustrada e isso dará lugar a novos conflitos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;