Internacional Titulo
Processo contra IBM pode indenizar trabalhadroes
Das Agências
13/02/2001 | 12:20
Compartilhar notícia


Um processo aberto em Nova York por sobreviventes do Holocausto contra a IBM, por esta ter proporcionado ao regime nazista a tecnologia necessária à organização do extermínio, ameaça a ação de indenização dos trabalhadores forçados, considera o porta-voz das empresas alemãs, Wolfgang Gibowski.

As indenizações aos trabalhadores forçados só podem acontecer se as companhias alemãs obtiverem da Justiça americana uma garantia de proteção contra eventuais ações judiciais. A garantia inclui as firmas principais de filiais alemãs, como a gigante americana da computação IBM, afirma Gibowski, em declarações publicadas pelo jornal econômico alemão Handelsblatt esta terça-feira. A IBM Alemanha é membro do fundo de indenizações alemão, precisou.

O fundo de indenização dos trabalhadores forçados, criado em agosto passado, concentra US$ 4,5 bilhões, a metade deste valor garantida pelo Estado e o restante pelas empresas alemãs.

O processo — aberto na última sexta-feira, no tribunal federal do Brooklyn (Nova York), pelo advogado americano Michael Hausfeld — acusa a IBM de ter ‘‘impulsionado, ajudado, assistido e participado com todo o conhecimento de causa da comissão de crimes contra a humanidade e violação dos direitos humanos’’.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;