Economia Titulo
Aneel aprova pré-edital de licitaçao
Do Diário do Grande ABC
12/04/2000 | 17:05
Compartilhar notícia


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o pré-edital de licitaçao de 2.903 quilômetros de linha de transmissao. Esta concorrência se refere à segunda linha de transmissao Norte-Sul, de 1.278 quilômetros, entre as subestaçoes de Imperatriz (MA) e Samambaia (DF); a expansao da interligaçao Norte-Sul e a interligaçao Sudeste-Nordeste. O diretor-geral da Aneel, José Mário Abdo, disse que serao necessários R$ 1,619 bilhao para a construçao destes linhoes.

De acordo com as regras desta licitaçao, será declarado vencedor o consórcio ou empresa que propor a menor tarifa para a passagem da energia elétrica. Caso haja uma diferença de até 1% entre a melhor proposta e as demais, se dará um leilao viva voz, na Bolsa de Valores do Rio. As obras devem estar concluídas em 31 de dezembro de 2002. "É uma bela oportunidade para os investidores", afirmou Abdo.

Para o diretor da Aneel, estas linhas de transmissao sao importantes porque servirao para escoar a energia que vai ser produzida pelas cinco usinas hidrelétricas a serem construídas nos rios Tocantins e Araguaia.

A expectativa de Abdo é que dentro de dois anos sejam concluídas as licitaçoes das usinas de Estreito, Serra Quebrada, Sao Salvador, Peixe e Santa Isabel. Estas usinas, juntas, produzirao 4.000 MW de eletricidade.

No caso do segundo linhao Norte-Sul, o diretor da Aneel acredita que a obra representa o marco do desenvolvimento do país. Abdo disse que a duplicaçao da linha aumentará a capacidade de passagem de energia entre os Estados das Regioes Norte e Nordeste e os das Regioes Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Com isso, quando houver maior demanda, por exemplo, em Sao Paulo, o Operador Nacional do Sistema Interligado (ONS) poderá transportar a eletricidade produzida pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

"Antes desta interligaçao, existiam duas grandes malhas isoladas", disse Abdo. "Agora, teremos duas linhas que passarao sobre o Rio Tocantins." O pré-edital de licitaçao será colocado à disposiçao dos investidores na próxima segunda-feira. Segundo Abdo, um mesmo grupo econômico poderá vencer a disputa para a construçao das três obras. No caso da expansao da interligaçao Norte-Sul, serao construídas duas linhas: uma de 295 quilômetros entre as subestaçoes de Samambaia (DF) e Itumbiara (GO) e outra de 289 quilômetros ligando as subestaçoes de Samabaia (DF) e Emborcaçao (MG).

Já a interligaçao Sudeste-Nordeste representará 1.050 quilômetros de linha de transmissao entre as subestaçoes de Serra da Mesa (GO) e Governador Mangabeira II (BA). Neste mesmo lote há previsao de implantaçao das subestaçoes de Correntina, Bom Jesus da Lapa, Ibicoara e Governador Mangabeira, todas no Estado da Bahia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;