Cultura & Lazer Titulo
Exposição homenageia Carmen Miranda
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
20/11/2002 | 18:45
Compartilhar notícia


A Pequena Notável Carmen Miranda (1909-1955) é o tema da exposição que abre às 19h da próxima terça-feira na Biblioteca Cecília Meireles (tel.: 4512-7535), em Mauá. Batizada como Carmen Miranda – Patrimônio Nacional, a mostra é realizada pela ABAPC (Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem), sediada na cidade. A entrada é franca e a visitação acontece até 20 de dezembro.   

“É uma exposição sobre uma grande mulher em um espaço que leva o nome de outra grande mulher. Essa mostra é a mesma que foi apresentada em 2000 no Conjunto Cultural da Caixa (na Praça da Sé, em São Paulo), em 2001 na Galeria da Caixa (em Curitiba), e em agosto passado na casa noturna paulistana Café Concerto Uranus”, diz Robert Richard, que assina a curadoria ao lado de Deni Saez. Os dois dirigem a ABAPC.   

Carmen Miranda, portuguesa que cresceu no Rio, começou sua carreira de cantora em 1926. Descoberta por um empresário norte-americano, seguiu para os Estados Unidos onde se consagrou cantando e atuando em filmes como Serenata Tropical e Entre a Loura e a Morena. Morreu aos 46 anos de ataque cardíaco, já em decadência.   

A performance original de Carmen foi e continua sendo reproduzida. O vernissage em Mauá contará com a apresentação de Lana Miranda e do grupo musical Arte, Samba, Choro, formado por jovens de Mauá. “A idéia é relembrar a parceria de Carmen Miranda com o Bando da Lua”, diz.   

Outra atração é o lançamento no município do livro infanto-juvenil Carmen Miranda, da coleção Nomes do Brasil da editora Duna Dueto. Nele, a autora Nereide Schilaro Santa Rosa conta a vida da artista em linguagem acessível apoiada em fotos e ilustrações.   

Participam da mostra 20 artistas plásticos, cinco deles do Grande ABC: Alzira Fragoso, Damara Bianconi, Tony Gonzagto, Richard e Saez. Cada um é representado por uma obra. São trabalhos realizados na versátil técnica de colagem.   

Essa montagem deve ser a penúltima da mostra. “Estamos negociando para encerrar a itinerância no Museu Carmen Miranda, no Rio. Com isso, uma das obras agora em exibição em Mauá, de Vera Pavanelli, será doada ao museu”, afirma o curador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;