Cultura & Lazer Titulo
Teatro tem apresentações gratuitas em Sto.André
Cássio Gomes Neves
Do DIário do Grande ABC
22/11/2002 | 18:15
Compartilhar notícia


Família: papai, mamãe, titia e o princípio de todas as crises, a fôrma do caráter humano. Ou seja, assunto que pede para ser pilheriado e Mario Monicelli bem sabe disso. Está aí Parente É Serpente (1992) que não deixa margem para desmentir. A comédia, a última genuinamente monicelliana, terá duas exibições gratuitas neste sábado, às 16h e 19h, no Cine-Teatro Carlos Gomes, em Santo André.   

Às vésperas das festas de fim de ano, casal em idade avançada toma a decisão de levar mala, cuia e manias para a casa de um de seus filhos. Nenhum deles manifesta vontade de acolher os pais. Ingratidão ou, numa leitura cínica, prevenção. Começam ataques e contra-ataques, tudo em família. Roupa suja lavada em casa, com água e chacotas.   

O verniz da família em férias é de pequena burguesia, já os modos se aproximam do clã de Feios, Sujos e Malvados, de Scola. Com Parente É Serpente, Monicelli fica no meio-termo desse subgênero de comédias consangüíneas, visitado por mordidas cirúrgicas como as de Carlos Saura em Mamãe Faz 100 Anos, pelo iniciático Dogma-95 de Thomas Vintenberg (Festa de Família) e pela então diretora estreante Jodie Foster em seu higiênico Feriados em Família.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;