Setecidades Titulo
EMTU quer definir concessão neste ano
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
16/05/2009 | 08:24
Compartilhar notícia


A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) espera encerrar até o fim do ano o edital de concessão e assinar contrato com empresas de transporte público para operarem os ônibus intermunicipais no Grande ABC. O certame para a Área 5 da região metropolitana de São Paulo, única que ainda não foi finalizada pelo Estado, foi lançado em 2005.

Para melhor atender a região, em função da extensa territorialidade e da demanda de passageiros, a administração das linhas poderá ser feita por dois consórcios distintos.

Representantes da AETC/ABC (Associação das Empresas de Transporte Coletivo do Grande ABC) e da EMTU se reuniram ontem na STM (Secretária de Transportes Metropolitanos), na Capital, para discutir os pontos ainda conflitantes do edital.

"A discussão foi para subsidiar a montagem do edital. O sindicato nos trouxe elementos para compor um documento de forma que atenda a parte legal, mas visando sempre atender o nosso usuário do Grande ABC", afirmou o presidente da EMTU, Júlio Antônio de Freitas Gonçalves.

A decisão sobre a divisão em grupo e os critérios que determinarão a posição de cada empresa no bloco ainda não estão definidos. "É uma área só, mas estamos avaliando a possibilidade de dividir em dois lotes. Ainda é uma questão a ser discutida, que exige um estudo de viabilidade das linhas."

"Operar na região tem custo muito alto, mais do que nas outras regiões", afirmou o presidente da AETC/ABC, Baltazar de Souza. "Vamos estreitar as discussões entre os nossos técnicos e os técnicos do Estado para chegarmos a um consenso."

Lançada há quatro anos, a licitação da Área 5 ainda não prosperou. A última tentativa de restaurar a disputa, que chegou a ser suspensa pela Justiça em setembro de 2008, foi abortada em janeiro quando, mais uma vez, nenhuma empresa se candidatou. Segundo Souza, da forma como foi feito, o edital não é economicamente viável aos empresários, pois não garante o retorno dos investimentos.

TROLÉBUS - Planejado para entrar em operação desde os anos 1980, o corredor de ônibus Diadema-Brooklin, ligando o Grande ABC à Zona Sul da Capital, deverá finalmente sair do papel. "Nove empresas apresentaram propostas. Entre 60 e 90 dias teremos a assinatura do contrato e o início das obras, que deverão se concluídas no primeiro semestre de 2010", afirmou Gonçalvez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;