Política Titulo
Hamilton Lacerda reaparece em ato do PT
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
11/02/2008 | 07:32
Compartilhar notícia


O ex-vereador de São Caetano e ex-petista Hamilton Lacerda roubou a cena, na noite de sábado, durante a posse da nova executiva do PT de São Bernardo, na sede municipal do partido.

Em sua primeira aparição pública após envolvimento no escândalo do dossiê – que resultou na sua saída da coordenação da campanha do então candidato a governador de São Paulo, Aloizio Mercadante (PT), em 2006 (leia ao lado) –, Hamilton conseguiu chamar mais a atenção de quem deveria ter sido a principal estrela da festa: o ministro da Previdência e pré-candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho.

Nas cerca de duas horas que permaneceu no encontro, o ex-petista recebeu dezenas de cumprimentos e abraços de militantes petistas, que a todo instante demonstravam solidariedade a Hamilton. Mesmo assim, tentou manter discrição e ficou o tempo todo de pé, no fundo do auditório da sede do PT de São Bernardo.

Durante seu discurso, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, defendeu publicamente o ex-colega de partido. “Assim como o companheiro José Genoino (que também estava no evento), Hamilton foi perseguido, mas nada foi provado contra ele. Pode ter certeza que aqui ainda é a sua casa”, disse, dirigindo-se ao ex-vereador.

O presidente empossado, Wanderley Salatiel, disse que partiu dele o convite para que o ex-coordenador da macrorregião do PT no Grande ABC comparecesse ao evento.

Avesso a entrevistas desde que sua suposta participação no episódio veio à tona, Hamilton fez apenas um comentário: “Ainda tenho muitos bons amigos dentro do PT”. Sobre seu futuro político e até sobre o que de fato ocorreu em 2006, nenhuma palavra.

Marinho, que no evento admitiu que deixará o ministério para disputar a Prefeitura de São Bernardo, desconversou sobre a presença do ex-petista. “Ele é um militante histórico da região. Foi envolvido nesse problema e somente sua consciência pode explicar isso”, disse.

“Mas não é por causa disso que se interrompe as relações de amizade. Para um eventual retorno ao PT, ele deveria ver na sua cidade ou em São Bernardo, se ele vier para cá.” Questionado se aceitaria Hamilton no PT de São Bernardo, Marinho esquivou-se: “Não faço parte da Executiva municipal do partido.”

No evento, Hamilton ficou distante de seu hoje principal desafeto político de sua antiga legenda, o vereador de São Caetano Edgar Nóbrega. Questionado se teria cumprimentado Hamilton, Edgar ironizou: “Ele estava aqui? Eu não vi.”

Na prática, Hamilton ainda tem grande influência dentro do PT de São Caetano. Parcela importante dos militantes da cidade ainda segue as orientações do ex-líder. Até o ano passado, sua mulher, Maria Izabel Fonseca, era vice-presidente municipal do PT.

Em 2004, Hamilton disputou a Prefeiturade São Caetano e obteve 30.490 votos (32,18% dos votos válidos). A eleição foi vencida por José Auricchio Júnior (PTB). Apesar da derrota, o resultado foi considerado positivo, já que foi o maior índice obtido pelo PT na cidade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;