Internacional Titulo
Irã continua sendo uma ameaça para os EUA, segundo informe
Da AFP
31/03/2005 | 16:58
Compartilhar notícia


O Irã continua representando uma ameaça potencial, enquanto a Coréia do Norte e Cuba, países que segundo Washington apóiam o terrorismo, são uma preocupação "cada vez menor", de acordo com um informe interno do governo americano publicado nesta quinta-feira pelo 'New York Times'.

Coréia do Norte, Sudão, Síria, Cuba e Líbia, ou seja, cinco dos seis países acusados pelos Estados Unidos de apoiar o terrorismo, são qualificados neste documento elaborado pelo departamento de Segurança Interna de "preocupações cada vez menores". O objetivo deste texto é ajudar o ministério do Interior a definir suas prioridades orçamentárias.

Somente o Irã é considerado uma ameaça potencial nos próximos cinco anos. "O Irã parece ser o único país a ter a intenção de utilizar grupos terroristas no futuro, além de seus próprios agentes, para conspirar contra os Estados Unidos", adverte o informe, frisando que eram "os atores não estatais guiados por uma ideologia" que representavam a ameaça mais importante.

A rede terrorista Al Qaeda está no primeiro lugar da lista dos inimigos dos Estados Unidos, segundo o documento, que emite no entanto algumas reservas sobre sua real capacidade de organizar atentados da mesma envergadura que os de 11 de setembro de 2001.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;