Política Titulo
BC intervém em cooperativas ligadas a governador do ES
Do Diário OnLine
11/10/2001 | 15:43
Compartilhar notícia


O Banco Central (BC) decretou nesta quinta-feira a liquidação extrajudicial de duas cooperativas de crédito que intermediaram ou emprestaram dinheiro a Raimundo Benedito de Souza Filho, tesoureiro da campanha do governador do Espírito Santo, José Ignácio Ferreira (PTN).

As cooperativas são a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores das Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais do Espírito Santo (Coopetfes) e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados em Empresas Privadas de Telecomunicações (Creditel).

O BC vai encaminhar o caso ao Ministério Público. As cooperativas são acusadas de crimes gestão temerária. Os empréstimos feitos ao governador não foram pagos. Por lei uma cooperativa pode emprestar até 10% do seu patrimônio líquido a um associado.

A Coopetfes emprestou um valor de aproximadamente 91% do seu patrimônio. O diretor de Finanças Públicas e Regimes Especiais do BC, Carlos Eduardo de Freitas, declarou que a Coopetfes só poderia ter emprestado cerca de R$ 200 mil ao tesoureiro Raimundo Benedito de Souza Filho, mas emprestou R$ 19,6 milhões.

José Ignácio é acusado de ter usado dinheiro público em sua campanha para o governo do estado, quando foi eleito pelo partido PSDB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;