Internacional Titulo
Conselho de Segurança da ONU discute morte de Rantissi
Da AFP
19/04/2004 | 21:55
Compartilhar notícia


O Conselho de Segurança das Nações Unidas iniciou nesta segunda-feira uma reunião pública a pedido dos países árabes, que manifestaram revolta com o assassinato do líder do grupo armado palestino Hamas, Abdelaziz al-Rantissi. Esses países planejam apresentar uma resolução condenando o ataque de Israel que resultou na morte de Rantissi.

Os Estados Unidos utilizaram seu poder de veto para bloquear uma resolução idêntica no final de março, após o assassinato do chefe Ahmad Yassin, fundador do Hamas. Washington argumenta que qualquer iniciativa nesse sentido também deverá condenar os ataques do Hamas contra civis israelenses.

Abdelaziz al-Rantissi foi morto sábado, quando um helicóptero israelense disparou vários foguetes contra o veículo em que estava, em Gaza. De acordo com o embaixador de Israel na ONU, Dan Gillerman, o assassinato do líder do Hamas "não foi simplesmente um ato de defesa, mas parte da luta global contra o terrorismo".

O representante palestino das Nações Unidas, Nasser Al Kidwa, por sua vez, declarou que qualquer vínculo que se estabeleça entre a política israelense de matar militantes palestinos e a luta global contra o terrorismo é "inapropriada e totalmente inexata".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;