Política Titulo
Tony Blair escala FHC para intermediar encontro com Lula
Do Diário OnLine
14/11/2002 | 18:15
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, designou o presidente Fernando Henrique Cardoso para a intermediação de um encontro entre ele e o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois chefes de Estado conversaram por telefone nesta quinta-feira, no último dia da visita oficial de FHC à Inglaterra.

Logo depois da eleição brasileira, Blair foi muito criticado pela imprensa britânica por ter recusado um encontro com Lula em 2001, quando o petista ainda era o pré-candidato mais cotado a vencer a corrida presidencial brasileira. Jornais disseram que a omissão de Blair foi fruto da 'histórica ignorância britânica para assuntos da América Latina'.

FHC se comprometeu com Blair a tentar um encontro entre ele e Lula. Mas o esforço tardio do premiê britânico pode não ter efeito. A agenda de viagens internacionais do petista já prevê viagens para Argentina, Chile e Estados Unidos, a serem realizadas entre o final de novembro e o começo de dezembro. Mas uma passagem de Lula pela Europa, pelo menos antes da posse, ainda não está confirmada e pode nem ocorrer. Segundo o porta-voz do PT, André Singer, questões como a transição de governos e a montagem dos ministérios exigem a presença de Lula no Brasil neste final de ano.

Além da visita de Lula à Grã-Bretanha, Blair e FHC conversaram também sobre a tensão EUA-Iraque e a aspiração brasileira de integrar o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;