Nacional Titulo
Companheiros são principais agressores de mulheres, diz pesquisa
Da Agência Brasil
25/03/2006 | 14:06
Compartilhar notícia


Uma pesquisa feita pela Subsecretaria de Pesquisa e Opinião do Senado Federal, em março do ano passado, revelou que 17% das entrevistadas declararam ter sofrido algum tipo de violência doméstica, seja física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. Participaram do levantamento 815 mulheres, com 16 anos de idade ou mais, das 27 capitais brasileiras. A amostra, de acordo com a pesquisa, pode ser extrapolada para um universo de mais de 16 milhões de mulheres, de acordo com censo do IBGE de 2000.

A pesquisa mostrou ainda que o maior agressor da mulher brasileira é o marido ou o companheiro, em 65% dos casos. Quatro em cada 10 mulheres entrevistadas afirmaram que já presenciaram algum ato de violência contra mulheres. A maioria delas não se considera respeitada nem dentro de casa, nem no trabalho e 95% das mulheres responderam que é importante ou muito importante a criação de uma legislação específica para proteção da mulher na sociedade.

Uma particularidade que chama a atenção é quanto à resistência que as mulheres têm de denunciar atos de violência praticados contra elas, em função da importância que dão à manutenção da família e também porque atribuem muita fragilidade à apuração e à punição da violência doméstica.

Mesmo quando denunciam, as mulheres continuam sendo agredidas. Para as que reconheceram que foram vítimas de algum ato violento, 50% afirmam ter sofrido agressão quatro ou mais vezes, 21% delas já foram agredias duas ou três vezes e 28% admitem ter sofrido alguma agressão uma vez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;