Cultura & Lazer Titulo
Sesc prepara megaevento sobre Jorge Luís Borges
Mônica Santos
Da Redaçao
05/06/1999 | 15:41
Compartilhar notícia


A partir da próxima quinta-feira (10), o Sesc Vila Mariana, em Sao Paulo (r. Pelotas, 141, tel.: 5080-3000), inicia uma maratona de eventos para interpretar a obra de Jorge Luis Borges. O escritor argentino, que morreu em Genebra (Suíça), em 14 de junho de 1986, completaria 100 anos no dia 24 de agosto.   

Restrito a um pequeno círculo de intelectuais e apreciadores até o início dos anos 70, o conhecimento da obra de Borges extrapolou esses limites ao longo das décadas de 70 e 80. Sua obra - herdeira de tradiçoes oitocentistas e vinculada fortemente aos clássicos da literatura e da cultura ocidental - ganhou popularidade e passou a ser olhada com interesse e respeito por milhoes de pessoas em todo o mundo.   

Dando continuidade ao processo de popularizaçao de Borges, o projeto do Sesc, batizado de Labirintos de Borges, propoe interpretar a criaçao borgeana por meio de várias manifestaçoes artísticas: música, teatro, dança, exibiçao de filmes, debates, exposiçoes e ciclos, que servirao para promover o contato direto do visitante com o mundo do escritor.   

Instalaçao - O megaprojeto será aberto com uma exposiçao-instalaçao multimídia (dia 10, para convidados, e dia 11, para o público em geral). O trabalho foi concebido a partir do texto El labirinto (1984), no qual Borges - entao cego e com 85 anos de idade - retrata suas impressoes durante uma viagem ao redor do mundo em companhia de Maria Kodama, com quem se casaria oficialmente em 1986, pouco tempo antes de morrer.

  A partir deste tema, a instalaçao multimídia será composta por painéis que formam um labirinto de espelhos, nos quais aparecem fragmentos de textos de Borges, numa seqüência de imagens, sons e frases que se embaralham pela própria disposiçao espacial.

  A exposiçao, que terá entrada franca e poderá ser visitada até o último dia do evento (de terça a sexta, das 10h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30), servirá de suporte para as demais atraçoes. Entre elas estao os encontros Na rota de Borges, que contarao com personalidades ligadas ao autor e estudiosos de sua obra, para debates e reflexoes informais.

  O primeiro deles está agendado para a sexta-feira (11), a partir das 20h30, com a presença de María Esther Vásquez (escritora argentina), Horácio Armani (poeta argentino) e Joao Alexandre Barbosa (professor da USP). O debate terá como mediador Gregório Santiago Montes, professor e pesquisador da obra de Borges, de Sao Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;