Internacional Titulo
Cardeal polonês diz que novo papa pode ser sul-americano
Da AFP
01/04/2005 | 19:14
Compartilhar notícia


O cardeal polonês Jozep Glemp afirmou nesta sexta-feira, em Buenos Aires, que algum arcebispo católico pode empreender a tarefa de dirigir a Igreja Católica. A afirmação aconteceu momentos antes do religioso realizar uma missa na Basílica de Luján (Argentina).

"Há bispos e arcebispos latino-americanos que podem realizar a tarefa de conduzir a Igreja", assegurou o cardeal, primado da Polônia e arcebispo de Varsóvia, ao ser consultado sobre se o próximo Pontífice poderia pertencer à América Latina.

Glemp se encontra na Argentina para agradecer e reafirmar a fé comum entre argentinos e poloneses, segundo uma fonte da fundação anfitriã que impulsionou a construção na Polônia da paróquia da Virgem de Luján.

O cardeal oficiava a missa, nesta sexta-feira, na Basílica de Luján, onde João Paulo II também esteve em 1982 durante a primeira das duas visitas ao país sul-americano. Sobre a situação do catolicismo ante ao delicado e crítico estado de saúde do papa João Paulo II, o cardeal destacou que os fiéis estão tranqüilos, pois a Igreja é eterna.

"Estamos assistindo o Santo Padre morrer e isso desperta emoções, mas depois, lembrando a verdade, temos de ter em mente que o Cristo continua vivo. Temos de ter a consciência que somos finitos e, por isso, há o Espírito Santo que nos faz renascer e ver o futuro", advertiu Glemp.

Ao destacar a atarefa do chefe da Igreja, o cardeal polonês insistiu que cada papa tem sua própria característica, ressaltando que João Paulo II soube romper as barreiras e as divisões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;