Internacional Titulo
Chile: militares têm prazo para informar sobre desaparecidos
Do Diário do Grande ABC
06/07/2000 | 17:05
Compartilhar notícia


Os militares têm, a partir desta quinta-feira, seis meses de prazo para reunir e entregar informaçoes sobre os desaparecidos durante a ditadura do general Pinochet, de acordo com una lei de ``segredo profissional' que assegura o anonimato aos informantes.

Com a publicaçao nesta quinta na "Gazeta Oficial" da lei de ``segredo profissional', começou a vigorar o prazo em que os oficiais designados por suas instituiçoes deverao compilar os dados proporcionados por militares da ativa ou reformados.

O ``segredo profissional', e nao confessional, também se aplicará a todos os sacerdotes católicos do país, que cumprirao a mesma tarefa de receber os antecedentes, informou hoje o porta-voz da Conferência Episcopal, diácono Enrique Palet. Os ministros de outros credos também se somarao ao mesmo objetivo.

``O objetivo único, específico e final (da lei) é a localizaçao dos corpos dos detidos-desaparecidos', disse quinta o comandante em chefe da Armada, almirante Patricio Arancibia. Ele acrescentou que já designou um grupo especial de elementos da Marinha ``com dedicaçao muito intensa e exclusiva' para cumprir a promessa dos militares com o país.

Os familiares das vítimas rechaçaram a lei publicada nesta quinta-feira porque consideram que isso implicará na impunidade para os violadores dos direitos humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;